quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Legião Urbana


Aos 15 anos Renato teve Epifiolisis. Essa doença  fez com que ele ficasse um ano parado sem poder se mexer e mais um ano em uma cadeira de rodas. Neste mesmo período Renato obteve um excelente desenvolvimento intelectual através de suas leituras. Além disso, o artista evoluiu musicalmente com aulas de violão, algo que refletiu posteriormente em sua carreira.

As primeiras músicas compostas por Renato Russo foram "Que país é esse", "Tédio" e "Geração Coca-cola", consideradas por muitos músicas de postura repleta de atitude para aquela época e, como bons seguidores do Punk Rock, o Aborto Elétrico pregava o caos. As músicas criadas pela banda vieram para bater de frente com a ditadura que estava instalada no Brasil.



No dia do aniversário da morte de John Lennon a banda Aborto Elétrico estava prestes a tocar em um show, mas seu vocalista muito sentimental descobriu algo a respeito disso e some, quando ele retorna para fazer o show ele disse que estava meditando por Lennon. Ao iniciar o show  cantando a canção "Veraneio Vascaino", Renato erra a letra da música , o baterista nervoso acerta a baqueta na cabeça de Russo, e quando o baterista após o show foi se retratar com o vocalista, ele anúncia que o Aborto Elétrico tinha acabado. E com isso ele vira o conhecido trovador solitário.

Após a desintegração da banda Renato passou a abrir o show de uma banda que fazia sucesso em Brasília chamada Plebe. No início de sua carreira solo ele passou a ser vaiado, mas durante sua apresentação ele consenguia convencer aos que estavam ouvindo a escutarem suas músicas. Depois de um tempo ele viu a necessidade de ter uma banda e então surge  o Legião Urbana.



O repertório do Legião Urbana foi feito direcionado para um festival no qual a banda iria se apresentar, o tempo de duração da montagem dessa sequência de canções foi de um mês no quarto de Renato Russo, posteriormente tornando-se basicamente seu primeiro álbum. Quem abriu as portas para a banda foram os Paralamas do sucesso quando em uma de suas gravações do seu primeiro álbum tocaram a música "Química". Quando o produtor perguntou se essa música era  de Hebert, ele respondeu: essa música é de um amigo meu de brasília e ele é tudo o que eu gostaria de ser. Foi então que as gravadoras descobriram o Legião.



Quando a banda Legião tinha fechado o contrato com a gravadora, eles voltaram para buscar as suas coisas, no meio dessa correria Renato depois de uma depressão profunda, cortou os pulsos, e no processo de recuperação fez uma das músicas mais lindas de sua carreira "Índios". Esse foi um marco na carreira de Renato pois a partir daí ele deixou de tocar baixo para apenas cantar, com isso Renato Negreti tomou seu posto no baixo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário